Passado o período de comemoração das eleições do dia 2 de outubro, os vereadores da Câmara Municipal já começam a se articular para escolher o nome do futuro presidente que administrará o Legislativo no próximo ano. O jogo está lançado e as apostas têm início. Todos os 43 eleitos e reeleitos podem concorrer ao cargo. Só que até agora, o único que está cotado a intenção de entrar na disputa é o vereador Leo Prates (DEM).
Apesar de nenhum outro ter declarado oficialmente esta intenção, muitos eleitos e reeleitos não descartam também a possibilidade. Há quem diga que o prefeito ACM Neto (DEM) tem poder de fogo para interferir no processo, já que conseguiu manter uma base sólida de apoio no Legislativo, com a eleição de vereadores da sua coligação, para ajudar a administrar a Cidade.
O vereador Leo Prates foi reeleito neste ano para seu segundo mandato e nunca disputou a presidência. O demista já manifestou sua pretensão, mas ainda não se lançou oficialmente candidato porque está em processo de diálogo e de negociação com os colegas do partido.
Mesmo assim, ele alega que antes de tomar qualquer decisão vai buscar um consenso na Casa e só pretende concorrer se tiver o apoio certo da maioria. Cláudio Tinoco já declarou abertamente e publicamente que escolhe o nome de Leo Prates como candidato do partido e disse que vai trabalhar para ajudar na sua candidatura.
Outro nome cotado é o do vereador Orlando Palhinha (DEM), mas afirmou que ainda é cedo para falar sobre o assunto, e admite que avalia a hipótese de se lançar ao cargo, se houver consenso em torno do seu nome.
Rafael Santana/Foto: Divulgação