A posse dos 43 vereadores eleitos no último dia 7 de outubro marcou o dia de Ano Novo (1º de janeiro de 2017) em Salvador. A Câmara Municipal realizou na tarde deste domingo, a cerimônia de posse dos novos vereadores de Salvador, do prefeito ACM Neto (DEM) e do vice-prefeito Bruno Reis (PMDB).
Em solenidade presidida pelo vereador Paulo Câmara (PSDB), todos os eleitos fizeram seus juramentos e se comprometeram a honrar as obrigações firmadas com a populaçao de Salvador, defendendo a justiça social, a paz e a igualdade de tratamento a todos os munícipes.
Aos parlamentares coube responder “assim o prometo” ao juramento lido pelo presidente da sessão, vereador Paulo Câmara, enquanto o prefeito ACM Neto e o vice-prefeito Bruno Reis fizeram seus juramentos separadamente e prosseguiram com um intenso discurso.
Antes de ir para o plenário abrir os trabalhos da sessão de posse, Paulo Câmara afirmou que o próximo presidente da Casa deve manter com o legislativo e com os vereadores “o mais alto padrão de relacionamento” e garantir que os vereadores “tenham portas abertas” no Executivo para discutir assuntos de interesse da cidade.
“Sou daqueles que acreditam profundamente na democracia, e não existe isso sem um Legislativo forte. Queremos que essa Casa tenha voz e tenha vez, e que todas as suas prerrogativas sejam respeitadas, sabendo da urgência que a cidade requer”, afirma Câmara.
Agora é oficial. Após serem eleitos e diplomados, o novo prefeito ACM Neto, seu vice Bruno Reis, e mais 43 vereadores (15 novos e 28 reeleitos) tomaram posse de seus devidos cargos para o mandato de 2017 à 2020.
Vereadores eleitos em Salvador para o mandato 2017/2020
Na nova composição da Câmara de Salvador, que tem 43 vereadores, o Partido Democratas obteve o maior número de eleitos, 9 vereadores. Os demais partidos, PMDB, PTB, SD, PSC e PPS elegeram ou reelegeram um vereador cada.
Reeleitos
Desse total, 28 vereadores que cumprem mandato foram reeleitos, sendo eles: Já os 28 reeleitos são: Paulo Câmara (PSDB), Léo Prates (DEM), Luiz Carlos (PRB), Beca (PPS), Sabá (PV), Isnard Araujo (PHS), Hilton Coelho (PSOL), Duda Sanches (DEM), Claudio Tinoco (DEM), Tiago Correia (PSDB), Cátia Rodrigues (PHS), Suíca (PT), Kiki Bispo (PTB), Alfredo Mangueira (PMDB), Palhinha (DEM), Héber Santana (PSC), Ana Rita Tavares (PMB), Joceval Rodrigues (PPS), Carballal (PV), Aladilce (PC do B), Edvaldo Brito (PSD), Moisés Rocha (PT), Odiosvaldo Vigas (PDT), Carlos Muniz (PTN), Geraldo Júnior (SD), Toinho Carolino (PTN) Silvio Humberto (PSB) e Trindade (PSL).
Novatos e regressos
A Câmara Municipal recebe 15 novos vereadores, além dos regressos: Entre eles, estão Marcelle Moraes (PV), Rogéria Santos (PRB), Ireuda Silva (PSDB), Igor Kanário Príncipe do Gueto (PHS), Daniel Rios (PMDB), Maurício Trindade (DEM), Paulo Magalhães Júnior (PV), Felipe Lucas (PMDB), Alexandre Aleluia (DEM), Hélio Ferreira (PCdoB), Lorena Brandão (PSC), Téo Senna (PHS), Sidninho (PTN), Marta Rodrigues (PT) e Atanazio Júlio (PSDB).
A cerimônia de posse foi realizada na tarde de domingo, primeiro dia do ano de 2017, em sessão na Câmara Municipal de Salvador. A população compareceu, e durante todo o momento, mostrou satisfação em ver os novos representantes, com incentivos e aplausos durante a solenidade.
A sessão foi iniciada pelo vereador reeleito e mais votado, Paulo Câmara (PSDB), que realizou todas as formalidades. Além dos eleitos, participavam também uma parcela dos políticos, entre deputados estaduais Alan Sanches e Marcell Moraes e os federais José Carlos Aleluia e Antonio Imbassahy.
A oficialização dos cargos durou um pouco mais de 2h30 minutos. Muitos deles se emocionaram, inclusive o prefeito ACM Neto, que agradeceu a familiares e amigos, além de fazer promessas e dar um voto de confiança ao seu mandato.
Com o fim das formalidades, a sessão foi encerrada pelo presidente da Câmara. A população que se demonstrava animada com os novos políticos eleitos, permaneceu no local para cumprimentar as autoridades.
Rafael Santana/Foto: Rafael Santana/TV Servidor