Alexandre Aleluia e Marta Rodrigues debatem hoje ‘Escola sem Partido’ e ‘Escola Livre’ na ‘Super-Terça’ da Câmara

Crédito: Evilásio Júnior/bahia.ba

A sessão da ‘Super-Terça’ de hoje, dia 21 de março, no plenário da Câmara Municipal de Salvador será marcada por mais um debate acirrado de mais um projeto polemico que tramita na Casa: o ‘Escola sem Partido’, de autoria do vereador Alexandre Aleluia (DEM), e o ‘Escola Livre’, de iniciativa da vereadora Marta Rodrigues (PT).

O vereador Alexandre Aleluia apresentou o ‘Escola Sem Partido’ como primeiro projeto da atual legislatura que começou a partir de janeiro comandada pelo presidente da Casa, vereador Leo Prates (DEM). Do outro lado, Marta Rodrigues propos o projeto distinto denominado de “Escola Livre”. Durante a sessão da Super Terça, dois vereadores serão inscritos para falar contra e dois a favor da proposta.

Conforme Aleluia, que é líder do DEM na Casa, o resgate da família na formação educacional dos estudantes, o pluralismo de ideias e o foco na transmissão de conhecimentos nas escolas da rede municipal são os fundamentos do projeto, que combate a doutrinação ideológica e partidária praticada atualmente nas salas de aula.

“O resultado deste atual modelo deletério em que os professores viraram cabos eleitorais é o rendimento dos estudantes brasileiros, classificado entre os piores do mundo. O projeto da Escola Sem Partido é uma solução real para um problema real”, afirma o vereador.

Na visão de Marta Rodrigues, o projeto Escola Sem Partido, além de contrariar o princípio de laicidade do Estado e da Educação ao impor a “moral cristã”, retrocede os princípios da liberdade de expressão e da formação cidadã dos estudantes.

“O projeto do vereador do DEM causa uma perseguição política em sala de aula, confunde o papel da família com o da escola e trata o estudante como um ser incapaz de formar seu próprio juízo sobre o mundo”, ressalta Marta.

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …