Alunos do Senai Cimatec participam de capacitação na Codesal




Alunos dos cursos de engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo do Senai Cimatec participaram de capacitação do Projeto Mobiliza Defesa Civil de Salvador realizada, nesta segunda-feira (20/11), no auditório da Codesal. Criado para reforçar as atividades preventivas da Codesal, o projeto Mobiliza Defesa Civil visa promover o treinamento de entidades públicas, privadas, ONG’s, associações de voluntários, de classe e comunitárias nas ações de prevenção a desastres no município de Salvador.

“A capacitação tem como objetivo estimular a atuação conjunta dessas entidades com as comunidades localizadas em áreas de risco, apoiadas pela Codesal por meio dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs)”, explica a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Fabiana Santana.

ASCOM Codesal

Ao longo do evento, os alunos assistiram a apresentação dos módulos Defesa Civil Institucional, ministrado por Fabiana Santana, seguido de Mudanças Climáticas, apresentado pela subcoordenadora do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec), Alana Matos, e Percepção de Risco, que teve a orientação do engenheiro civil da Codesal, José Maurílio Souza Júnior.

Visita ao Cemadec permitiu ao grupo conhecer o funcionamento da unidade tecnológica da Defesa Civil. No local foram recebidos pelo diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, que explicou como é feito o acompanhamento e avaliação do quadro evolutivo dos fenômenos climáticos extremos que oferecem riscos de modo a alertar preventivamente a população sobre as situações de riscos iminentes associados aos eventos de chuvas.

O curso foi encerrado com a entrega dos certificados aos alunos. A professora de Infraestrutura Urbana e Hidrologia do Senai Cimatec, Mariana Novaes, afirmou que o principal objetivo da interação com as atividades da Defesa Civil de Salvador foi fazer com que os alunos vivenciem na prática o que vêm nas disciplinas em sala de aula. “Foi bastante proveitosa a capacitação”, avaliou.




.

.

.

.

.

.

Sobre Clara

Estudante de Letras, Clara Paixão auxiliou diversos autores conservadores em Recife e Carpina (PE). Amante da Liberdade, Clara entende que são preceitos básicos: direito irrestrito ao projeto de vida do próximo, direito à propriedade privada e livre mercado.

Leia também!

De luzes e cultura. Natal Salvador promete ser evento único na história da cidade, avalia Bruno Reis

Em entrevista coletiva, o prefeito Bruno Reis compartilhou animadamente os detalhes sobre o Natal Salvador, …

Verified by MonsterInsights