A mais recente negociação entre o MDB e o PCdoB sugere um novo alinhamento que poderia remodelar significativamente a disputa pela Prefeitura de Salvador. Neste contexto, o nome do vice-governador Geraldo Jr. ganha destaque como um potencial candidato apoiado pelo PCdoB.
A secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães, emerge como uma figura central nesta aliança, sendo fortemente considerada para a vice na chapa de Geraldo Jr. Sua proximidade com a deputada estadual Olívia Santana, do PCdoB, e sua relevância nas discussões atuais, reforçam sua posição como uma candidata viável.

Curiosamente, essa nova dinâmica parece isolar a candidatura do deputado estadual Robinson Almeida, do PT. O movimento do MDB, somado à possibilidade de recomendação da cúpula petista para que Almeida abandone seu projeto eleitoral em favor da candidatura de Geraldo Jr., indica uma possível mudança de rumos na política local.
Além disso, o PV, outro partido importante na federação que inclui o PT e o PCdoB, passou a defender o nome de Geraldo Jr. para a disputa em Salvador.
A demora do governador Jerônimo Rodrigues, do PT, em anunciar um nome para a disputa, levou alguns petistas a trabalharem com a hipótese de duas candidaturas à Prefeitura – uma de Geraldo Jr. e outra de Robinson –, uma situação que deve enfraquecer a proposta de unidade partidária.
.
.
.
.
.
.