Comandante da Ronda Maria da Penha parabeniza CMS por campanha em defesa e proteção à mulher

Crédito: Secom/CMS

A campanha “Salvador: Carnaval da Alegria, da Música e do Respeito à Mulher”, lançada no domingo (26) pela Câmara Municipal, no camarote oficial da Casa, no circuito Osmar (Campo Grande), recebeu o apoio de toda a rede de proteção à mulher. Em visita ao espaço, a major da Polícia Militar e comandante da Ronda Maria da Penha, Denice Santiago, destacou a importância da iniciativa. Além da PM, a campanha conta com o apoio do Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça da Bahia.

“Para a rede de proteção à mulher é fundamental que pessoas em situação de poder se sensibilizem com a causa. A Câmara Municipal tem o papel de reforçar a legislação e as políticas públicas. Por isso, é fundamental que a Casa esteja engajada neste propósito”, destaca a major.

Criada em 8 de março de 2015, a Ronda Maria da Penha conta com 27 policiais em Salvador e 60 no interior. “Durante o Carnaval, estamos realizando um trabalho de sensibilização junto às patrulhas e aos postos. No ano passado, conseguimos aumentar o número de notificações e, neste ano, acredito que teremos um resultado ainda melhor”, disse Santiago.

De acordo com a militar, a tropa tinha a postura de não interferir em casos de violência contra a mulher ou, de até mesmo, não registrar as ocorrências. “Ainda havia o pensamento de que aquilo não era um caso para a polícia, mas agora já há uma conscientização maior”, ressaltou a comandante.

A Ronda Maria da Penha conta ainda com dois postos instalados nos circuitos Dodô e Osmar. Em dois dias de patrulhamento, foram realizadas duas prisões em fragrante. “É importante termos um efetivo atento aos direitos da mulher”, afirma a major Denise Santiago.

Ronda Maria da Penha

A Ronda Maria da Penha (RMP) é a unidade da Polícia Militar baiana criada em para acompanhar mulheres sob medida protetiva judicial – baianas que enfrentam o machismo e a brutalidade de companheiros, pais, irmãos e vizinhos. É responsável pela proteção de mais de 600 mulheres vítimas de violência doméstica.

A ronda tem bases em Salvador e nas cidades de Paulo Afonso, Serrinha, Juazeiro e Feira de Santana. Diariamente, incluindo finais de semana e feriados, os policiais se revezam em visitas de surpresa a mulheres que recorreram à Justiça para manter agressores à distância.

Fonte: Secom/CMS

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Alexandre de Moraes manda Polícia Federal na casa de Jair Bolsonaro, proíbe falar com próprio filho e acessar redes sócias, e mete tornozeleira eletrônica

O ex-presidente Jair Bolsonaro começou a usar tornozeleira eletrônica nesta sexta-feira (18), após ordem do …