Ex-agente político e hoje criminoso sentenciado por corrupção e lavagem de dinheiro, Lula entra na história como o único ex-presidente condenado a prisão por ter sido corrompido em troca de vantagens pessoais por meios ilícitos.
Lula recebeu uma cobertura na praia de Guarujá como contrapartida aos serviços de lobby prestados à empreiteira OAS durante 13 anos de governos petistas via Petrobras. Nas propinas, Lula agradou amigos, colegas, conhecidos de conhecidos e até familiares.
Na sentencia a 9 anos e meio de prisão Sérgio Moro explica que Lula “foi beneficiado materialmente por débitos da conta geral de propinas, com a atribuição a ele e a sua esposa, sem o pagamento do preço correspondente, de um apartamento tríplex, e com a realização de custosas reformas no imóvel, às expensas da OAS. Provado, portanto, o crime de corrupção”.
A condição de réu condenado já impediria o petista de se candidatar em qualquer lugar do mundo. A pergunta que não quer calar é: você, caro eleitor, votaria num candidato sentenciado à cadeia?