Leo Prates desponta como favorito na disputa pelo comando da Câmara

Os vereadores que articulam a escolha do novo presidente da Câmara Municipal de Salvador correm contra o tempo para eleger a Mesa Diretora na segunda-feira (2). Mas, a menos de um dia da eleição, a eleição do vice-líder do governo na Casa, vereador Leo Prates (DEM) é dada como certa.

O atual presidente da Casa, vereador Paulo Câmara (PSDB), que tentava emplacar a candidatura, abriu mão da disputa pela reeleição. Com a desistência de Câmara, Leo Prates acabou se tornando a única opção para a presidência. O democrata, junto com os vereadores Joceval Rodrigues (PPS), Tiago Correia (PSDB), Isnard Araújo (PHS) e Geraldo Júnior (SD) decidiram formar um movimento denominado ‘Câmara Democrática’ com uma carta de compromissos para o legislativo de Salvador. O acordo entre o grupo foi que dos cinco quem fosse mais votado seria escolhido o candidato à presidência da Casa. A carta de princípios apresentada serviu como condição de apoio.

O nome de Leo Prates, que decidiu emplacar a candidatura, é o mais cotado para assumir a Presidência da Câmara, com apoio de 37 vereadores. O atual presidente da Casa, vereador Paulo Câmara (PSDB), chegou a ser preterido como nome forte para garantir a reeleição. No entanto, as movimentações apontam que o tucano perdeu o apoio da base do governo e da oposição, o que fortaleceu a candidatura de Prates ao comando do legislativo.

Aliados ligados a Leo Prates dizem contar o apoio de 37 vereadores. A maioria dos vereadores que apoia o democrata faz parte da base de governo do prefeito ACM Neto (DEM). Ainda conforme aliados, o democrata é apontado como o favorito. A indecisão na escolha de um candidato seria motivada por um racha interno entre os vereadores.

Do lado oposto, os vereadores da oposição decidiram por não lançar nenhum nome para formar chapa em disputar o comando do legislativo, mas apoiar a candidatura de Prates. O líder da oposição, vereador Sílvio Humberto (PSB), lançou o movimento Câmara de Portas Abertas com a proposta de ampliar a participação popular no legislativo municipal, mas a ideia de emplacar uma candidatura da oposição não foi levada adiante.

O vereador Hilton Coelho (PSOL), que lançou candidatura para o pleito como chapa independente, mas dificilmente deve que contar com o apoio de parlamentares da oposição.

Rafael Santana/Foto: Mathias Jaimes/TV Servidor

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …