Indicado pelos colegas de partido como principal nome da legenda para ser candidato à presidência da Câmara de Salvador, o vereador Léo Prates, do Democratas, deseja chegar a presidência do legislativo municipal. Na sede do partido na capital baiana, os democratas eleitos que compõem a base de apoio ao governo de ACM Neto, com a definição final do presidente Heraldo Rocha, decidiram que Prates vai representar o partido na disputa pelo comando do parlamento local. Com o resultado das eleições municipais deste ano, os democratas que têm a maior bancada na Câmara, com seis vereadores, pretende assumir o protagonismo na eleição.
Após ser escolhido pelos pares da legenda, Léo Prates disse que trabalha para fortalecer o movimento Câmara Democrática, que tem propostas claras para a condução da Câmara pelos próximos dois anos.
Prates lembra ainda que o acordo entre os cinco integrantes do Movimento é que aquele que reunir o maior número de apoios será o candidato. Além dele, integram o colegiado Joceval (PPS), Isnard Araújo (PHS), Tiago Correia (PSDB) e Geraldo Júnior (SD).
Presidente do DEM em Salvador, Heraldo Rocha foi enfático: “Não haverá bate chapa”, disse à Tribuna. “O Democratas decidiu por unanimidade escolher o vereador Léo Prates. (Orlando) Palhinha tinha sua candidatura posta, mas pelo bem coletivo, entendeu que deveria tirá-la. A bancada tem que ter um candidato de consenso, e esse assunto será discutido com sabedoria pelos vereadores. E tenho certeza de que não terá bate chapa, porque o prefeito vai sabe conduzir com muita habilidade esse processo”, assegura o líder democrata.
O atual líder do governo, vereador Joceval Rodrigues (PPS), disse que a bancada governista não deverá ter mais de uma candidatura. “Vamos ter chapa única. A bancada do governo vai unida para a disputa. Foi muito bom para Léo Prates essa escolha do DEM. Ele conseguiu unificar seu partido, e os partidos do arco de aliança do prefeito certamente o apoiarão”, disse Joceval.
O vereador Orlando Palhinha, que pré-candidato à presidência, tirou seu nome da disputa pra seguir a orientação do partido. Já o vereador eleito Alexandre Aleluia afirma que “Léo Prates construiu as melhores condições neste momento para pleitear a Presidência da Câmara. “Inclusive, acho que há uma grande legitimidade no momento em que constituímos a maior bancada do Legislativo Municipal”, completa.
Nos arredores da Casa, as conversas agora estão em torno da estratégia de como será o enfrentamento ao atual presidente da Casa, vereador Paulo Câmara, do PSDB, que está no segundo mandato. Pelo novo regimento interno da Casa, o tucano ainda pode se lançar candidato e disputar a reeleição como presidente do legislativo municipal.
Foto: Mathias Jaimes/TV Servidor