O vereador Leo Prates foi eleito para o cargo de presidente da Câmara de Salvador durante a sessão de votação que definiu a eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2017/2018. O democrata assume comando da Casa no lugar de Paulo Câmara (PSDB), que deixa a presidência da legislatura passada depois de quatro anos de mandato a frente do legislativo municipal.
Prates foi o mais jovem eleito como presidente da Câmara com 40 votos, uma vitória esmagadora e expressiva, confirmando o que já era especulado nas rodas políticas entre os vereadores, assessores, lideranças e apoiadoress políticos.
Os vereadores Marta Rodrigues (PT) e Hilton Coelho, candidatos que disputaram a presidência ao fazer oposição a Prates, não tiveram exito no pleito, reconhecendo a vitória do democrata, algo que faz parte da democracia. O resultado expressivo durante a votação que consagrou Prates como presidente significa a vitória ao grupo político e a base do governo do prefeito ACM Neto, que tomou posse no domingo, no primeiro dia do ano de 2017 que marca o início da segunda gestão a frente do Executivo.
“Esta foi a eleição em mais alto nível feita na Camara Municipal no debate de propostas e de ideias. Por isso, queria agradecer aos candidatos Marta Rodrigues e Hilton Coelho com muito respeito, cada um com a sua visão e com a sua agenda. Espero que a partir de agora nós possamos efetivamente acabar com as disputas e construir uma Câmara que orgulhe a cidade e o cidadão de Salvador”, deseja.
Após ter sua eleição consagrada, Leo Prates, visivelmente emocionado om a vitória, foi cumprimentado pelos vereadores do Movimento Camara Democratica que decidiu lançar candidatura em tornoo do nome de Prates à presidencia.
“Eu estou muito feliz porque eu consegui ocupar graças a Deus em quatro anos graças a generosidade de meus colegas. Os meus agradecimentos ao Movimento Câmara Democrática. Eu acho que o nosso maior acerto não foi apresentar um nome, mas apresentar um conjunto de ideias com um conjunto dos cinco vereadores”, agradece Prates.
O novo presidente da Câmara, Leo Prates será acompanhado pelo 1º vice-presidente – Isnard Araujo (PHS), 2º vice-presidente – Kiki Bispo (PDT), 3º vice-presidente – Orlando Palhinha (DEM), 1º secretário – Toinho Carolino (PTN), 2º secretário – Joceval Rodrigues (PPS), 3º secretário – Tiago Correia (PSDB), 4º secretária Ana Rita Tavares (PMB), Ouvidor – Luiz Carlos Suíca (PT) e Ouvidora substituta – Cátia Rodrigues (PHS). A procuradoria ficará com José Trindade (PSL) e Corregedoria ficará com Edvaldo Brito (PSD).
Ao assumir como novo presidente da Casa, Leo Prates prestou agradecimentos e reafirmou compromisso em seu discurso de trabalhar com uma intensa relação do legislativo com a sociedade e vice-versa.
O novo presidente Leo Prates falou de sua responsabilidade à frente da Câmara Municipal. Dirigindo-se aos presentes no plenário completamente cheio, o democrata disse: “Sonhamos este sonho. Sonhamos e realizamos”, ao citar o líder protestante Martin Luther King. Além disso, elogiou Paulo Câmara pela gestão e transição pacífica ao comando da Casa agradeceu aos eleitores e aos demais vereadores.
“Quero agradecer a toda transição feita pelo presidente Paulo Camara antecipando. Foi uma decisão dele. Nós nos bastidores fizemos a transição”, devolve.
Prates, que já ocupou os principais postos da primeira legislatura, como presidente da CCJ, líder do DEM a primeiro vice do governo, falou sobre sua satisfação em assumir seu segundo mandato de vereador e a presidência pela prmeira vez.
“Me sinto pronto para o desafio e fico feliz de ser talvez um dos presidentes mais jovens e mais novos em ocupação de espaço. Eu terminei o meu primeiro mandato na última sexta-feira, fico muito feliz pela responsabilidade redobrada com a cidade. Eu acho que o próximo passo que nós temos que dá em direção a cidade é envolver a cidade do Salvador com a Câmara Municipal. É trazer as pessoas pra próximo e é por isso que nós queremos criar a Escola do Legislativo, queremos com a ajuda dos pares trazer de volta o Camara Itinerante e trazer a aproximação do Câmara Mirim no sentido de reediitar esses dois programas de sucesso”, disse o novo presidente do Legislativo.
Relação com a Imprensa
Já como presidente, Prates lembrou que recebeu o pedido de profissionais da imprensa para fazer a reedição do Premio Janio Lopo. “Eu acho que é uma troca mútua de aprendizado a reedição do Premio Janio Lopo. Acho que é importante essa relação imprensa, sociedade e Camara Municipal, uma relação que espero que seja transparente e profícua”, acredita.
“Que a Câmara seja do cidadão e qe o cidadão se sinta parte da Câmara. O meu maior desejo é a criação da Rádio Câmara, com a ampliação dos mecanismos de informatica e tecnologia, por sou engenheiro de telecomunicações por formação e quero usar também essa minha formação para aproximar a Câmara do cidadão e essa participação digital é importantíssimo e fundamental”, projeta.
Regimento Interno
Leo Prates reforçou na condição de presidente da Câmara atuar e conduzir os trabalhos da Casa de acordo com o que prevê o Regimento Interno.
“O que fiz durante quatro anos aqui na Câmara Municipal, o respeito e seguir fielmente o Regimento Interno da Casa”, indossa.
Relação com a oposição
Em seu discurso, o democrata disse que a presidencia da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) foi a referencia no estabelecimento de acordo e de relação com a oposição.
“A minoria será respeitada. Será dada o direito a minoria de fazer oposição. A garantia que a oposição tem é de um vereador que sempre cumpriu e sempre buscou e chegou até aqui pelo conhecimento e pelo estudo do Regimento Interno dessa Casa”, afirma.
Estrutura
O novo presidente consiidera que a Câmara possui “uma estrutura de um prédio histórico ainda muito acanhada”. “Nós precisamos de um espaço para ter mais uma sala da comissões, porque as comissões ficam se batendo. Eu quero trazer, inclusive pela cidade onde nós vivemos, uma Comissão Permanente da Cultura porque eu acho que nós precisamos debater essa cultura e o momento é esse, e aumentando o número de comissoes que nós temos aqui nós precisamos de mais espaço. O meu desejo é melhorar a estrutura , tanto a estrutura dos gabinetes quanto a estrutura do funcionamento da Casa, inclusive para os profissionaisde imprensa, além de aprofundar os instrumentos de relaçao cmo a sociedade. A Escola do Legislativo, A Câmara Itinerante, O Câmara Mirim e a reedição do Premio Janio Lopo são mecanismos de aproximar a cidade e os cidadãos da Camara Municipal. EU acho que esse é o nosso principal desafio”, destaca.
Contas da Camara
Sob uma gestão fiscal austera deixada como legado por Paulo Camara, Leo Prates considera que as contas da Casa “estão arrumadas e organizadas”. “Nós vamos manter isso que foi uma conqusta da gestão de Paulo Câmara e nós queremos agora aprofundar isso, trazendo o cidadão para a Câmara”, defende Prates ao lembrar que o cidadão deve tomar parte sobre a transparência, algo que também foi uma marca da gestão de Paulo Câmara que o democrata pretende aprofuundar.
Transparência
O presidente defende uma intensa relação contante de aproximação e de transparência com o cidadão.
“Queremos explicar ao cidadão o que está se discutindo. Nós vimos muito isso durante o PDDU. Foi um aprendizado e nós precisamos agora com as matérias mais importantes fazer uma Escola do Legislativo para que as lideranças políticas, os assessores e a imprensa, poder entender melhor o que nós estamos dizendo”, explica.
Mudança de Sede
Sobre a Câmara sair do Centro da Cidade e ter uma nova sede, Leo Prates disse que há um prédio da Câmara no Centro da cidade, mas manifestou-se favorável que a Camara permaneça no mesmo local.
“Eu acho que não há ambiente nesses próximos dois anos que determinam a minha futura gestão que começa hoje. Nós não temos tempo pra fazer essa discussão. Nesses dois anos, a Câmara vai permanecer aqui no Centro da Cidade. Não tem como”, responde.
Concurso Publico
O presidente Leo Prates deixou como promessa que em 2018 será iniciado com a nova equipe, provavelmente em fevereiro, um projeto de rediscussão deixado pelo presidente Paulo Câmara sobre a estrutura da Câmara Municipal e a criação de alguns cargos que serão preenchidos por concurso público.
“Nós temos que aprovar um plano este ano. Nós temos até abril, tanto plano de cargos e vencimentos dos sevridores fazendo uma discussão quanto esse novo organograma da Câmara que vai permitir um concurso público até abril em discussão com os servidores para que o plano e o concurso publico sejam feitos em 2018”, garante.
Relação com os Servidores
O atual presidente da Casa disse que a relação com os servidores será a melhor possível. “Eu sou filho de servidores públicos. Eu vou dentrro do possível abrir as contas e a relação vai ser com muita transparência e respeito”, finaliza.
Rafael Santana/Foto: Rafael Santana/TV Servidor