PF desarticula quadrilha por fraudar benefícios do seguro-desemprego e INSS na BA

750_2016112310910797

A Polícia Federal (PF) deflagrou na quarta-feira (23), a Operação Melaço para desarticular uma quadrilha responsável por fraudar benefícios previdenciário e seguro-desemprego. Na ação, a PF cumpre 31 mandados de busca e apreensão e prisão preventiva em Ipiaú, Ibirataia, Valença, Prado, Porto Seguro, Itamarajú e Santa Cruz Cabrália, todas no sul da Bahia.

Um dos alvos da ação é conhecido como “Melado”. Por isso, a operação foi batizada de “Melaço”. Além disso, os policiais federais afirmam que o esquema atraía inúmeras pessoas, assim como um doce, que faz alusão a investigação em curso deflaagrada pela PF.

Técnicos de contabilidade, aliciadores e atendentes do SineBahia participam da organização criminosa, que atua há mais de 10 anos. Os aliciadores eram responsáveis de recrutar pessoas que aceitassem ceder seus documentos para obter os benefícios.

Já os técnicos em contabilidade criavam contratos de trabalho retroativos para esses indivíduos em empresas inativas ou criadas em nome de “laranjas”. Em seguida, era forjada a demissão para que essas pessoas recebessem seguro-desemprego. Também eram solicitados benefícios no INSS.

O grupo pagava o FGTS, mas esse dinheiro era sacado após a suposta demissão. Eles teriam forjado mais de seis mil vínculos empregatícios em pelo menos 236 empresas. A fraude gerou prejuízo de mais de R$ 17 milhões em seguro-desemprego e R$ 1 milhão em benefícios do INSS.

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …