Rosa Weber terá que decidir relator do registro da candidatura de Lula

Foto: REUTERS

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, vai decidir nesta quinta-feira (16) se os pedidos de registro e das impugnações da candidatura a presidente de Lula terão um único ministro como relator.

O TSE recebeu na tarde desta quinta-feira seis impugnações da candidatura, uma das quais protocolada pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, horas depois do registro de Lula como candidato.

O registro da candidatura foi distribuído (sorteado) ao ministro Luís Roberto Barroso. Ele é também relator da impugnação apresentada por Raquel Dodge, e de mais uma, de autoria do candidato Jair Bolsonaro. Outras quatro ficaram, também por sorteio, com Admar Gonzaga.

A defesa do ex-presidente pediu ao TSE para esclarecer se Barroso deve ser mantido relator do registro ou se a análise deve passar para Admar Gonzaga.

Segundo os advogados de Lula, o objetivo não é contestar a relatoria de Barroso, mas, sim, deixar claro a qual ministro os advogados devem se reportar, uma vez que ele e Gonzaga analisam pedidos que interferem diretamente na candidatura de Lula.

“Essa é uma questão da presidência [da ministra Rosa Weber]. Nós provocamos. É uma dúvida técnica, uma confusão muito grande, houve uma série de impugnações e notícias de inelegibilidade que travaram o sistema em determinado momento e pode ser que tenha havido aí uma confusão que deva ser dirimida pela presidência.Definido qual é o ministro, vamos pedir o que tem de ser pedido”, disse o advogado.

O PT registrou na última quarta-feira (15) no TSE, em Brasília, a candidatura de Lula à Presidência da República em uma chapa com o ex-prefeito Fernando Haddad como candidato a vice.

Fonte: Agência Brasil

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

ACM Neto: Federação União Brasil – Progressistas revela maior força de oposição a Lula, Jerônimo e o PT

Em entrevista à CNN, ACM Neto cravou que o União Brasil vai romper de vez …