
As comemorações pelos 468 anos de Salvador, nesta quarta-feira (29), tiveram início com uma solenidade de descerramento da placa alusiva aos 200 anos da Revolução Republicana e homenagem ao Padre Roma, um dos líderes do movimento. O presidente da Câmara, vereador Leo Prates (DEM), participou da solenidade dirigida pelo prefeito ACM Neto e que contou com a presença do prefeito de Recife, Geraldo Júlio.
Os vereadores Alexandre Aleluia, Orlando Palhinha e Duda Sanches, do DEM, Ana Rita Tavares (PMB), Beca e Joceval Rodrigues, do PPS, Carballal e Paulo Magalhães Jr., do PV, Isnard Araújo (PHS), Luiz Carlos (PRB), Paulo Câmara e Tiago Correia, do PSDB, e Ricardo Almeida (PSC) participaram também do evento.
Padre Roma foi preso após desembarcar em Itapuã, vindo de Pernambuco. Ele veio à Bahia buscar apoio para o levante que pretendia derrubar a Monarquia, separar o Brasil de Portugal e implantar a República. Aqui, foi preso e condenado ao fuzilamento. Após o descerramento da placa, foi realizada uma missa de Ação de Graças pelos 200 anos da Revolução Republicana e pelos 468 da Fundação da Cidade do Salvador, na Igreja do Santíssimo Sacramento de Sant’Ana.
Fonte: Secom/CMS