Alexandre de Moraes nega pedido de Mauro Cid e obriga delator assistir interrogatório de Jair Bolsonaro

Lula Marques / Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes decidiu manter Mauro Cid obrigado a acompanhar os interrogatórios dos demais réus, inclusive o de Jair Bolsonaro. Mesmo tendo dito que não tem “nada mais a esclarecer”, o delator da suposta trama golpista foi o primeiro a depor nesta segunda (10), confirmando que houve a elaboração de uma suposta minuta golpista, e que Bolsonaro “enxugou o documento”, mantendo apenas o nome de Moraes como preso.

Cid também contou que militares queriam trocar o comando das Forças para pressionar o presidente a decretar estado de sítio. Sobre os acampamentos, afirmou que Braga Netto era o elo entre Bolsonaro e os manifestantes no QG do Exército, e que o general chegou a entregar verba em “uma sacola de vinho” para bancar a estrutura dos atos.




O tenente-coronel também relatou que o ex-presidente buscava provas de fraude nas urnas, e que reuniões com Delgatti, Zambelli e militares chegaram a ser realizadas no Alvorada e no Ministério da Defesa. Ainda assim, nenhuma irregularidade foi encontrada.

Questionado sobre áudios vazados à imprensa, Cid negou que tenha sido coagido a delatar e afirmou que foi um “desabafo em momento de crise psicológica”. Durante o interrogatório, o ex-ajudante de ordens prestou continência a generais e apertou a mão de Bolsonaro, que ele acusa de ter sido pressionado a dar um golpe para se manter no poder após a derrota em 2022.

Segundo a Procuradoria-Geral da República, a tentativa de golpe previa decretar estado de defesa e prender autoridades como o próprio Moraes. Cid confirmou tudo, mas garantiu que só “presenciou” os fatos e negou envolvimento direto.







Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …