Cezar Leite diz que é contra indicação de Alexandre de Moraes para ministro do STF e critica prévia antes da sabatina no Senado

Crédito: Reprodução/Site Informe Baiano

Diante da expectativa em torno da indicação do ex-ministro da Justiça do governo Temer, Alexandre de Moraes, para buscar apoio de senadores antes da sabatina na CCJ do Senado que vai decidir se Moraes deve ser escolhido como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) para ocupar o lugar do ministro Teori Zavascki, o vereador Cezar Leite (PSDB) afirma ser contrário a nomeação de Moraes como ministro do STF por indicação do presidente da República e defende votação pelos próprios ministros do colegiado da Suprema Corte, mesmo o ex-titular da Justiça pertencer aos quadros do partido tucano.

“Minha posição é pela não nomeação de ministro do Supremo pelo presidente. Eu acredito que deva ser votaçao pelos pares do STF. Como na Constituição há essa previsão, meu posicionamento é pela não nomeação de Alexandre de Moraes, mesmo ele sendo do PSDB. Se eu fui contra a nomeação do Toffoli [ministro Dias Toffoli] e do Fachin [ministro Edson Fachin], que eram filiados ao PT, na época, nomeados para o Supremo Tribunal Federal, porque agora eu apoiaria o Alexandre de Moraes, mesmo entendo que ele tem alta capacidade como professor? Isso não se questiona. Ele é um quadro técnico impotantíssimo e tem conhecimento, mas o momento não é adequado. A indicação para o Supremo deve ser feita sem trrazer dúvidas, principalmente, com pessoas envolvidas com o governo e com partido político. Sou contra a nomeação de Alexandre de Moraes. Sei que é do meu partido, mas temos que manter a coerencia”, disse Leite que defende a transparencia na indicação e escolha do novo minstro do STF.

“A sabatina tem que ser feita no Senado em audiencia pública com a presença de todos. Não tenha dúvida. Essa é a forma correta. Se está oorrendo isso, não deveria acontecer desta forma inadequada”, critica.

Indicação de baianos do PSDB ao governo Temer 

Sobre a indicação e do deputado Antonio Imbassahy como ministro da Secretaria do Governo e da juíza Luislinda de Valois para a secretaria de Direitos Humanos, o psdbista disse a escolha dos dois como excelentes quadros do partido para integrar o governo Temer vai fortalecer a legenda no Estado.

“A juíza Luislinda tem uma história de luta desde quando ela foi a primeira desembargadora negra do país. Ela está bem posicionada no ministério. O imbassahy é também um excelente quadro do partido que vai trazer uma força muito grande para o PSDB da Bahia. Nós temos uma secretaria fortíssima com status de ministério onde há articulação e força, mostrando que o PSDB da Bahia tem excelentes quadros”, defende.

 Rafael Santana

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …