
Durante uma audiência no Congresso dos EUA sobre repressão transnacional, o deputado democrata Jim McGovern rebateu o jornalista brasileiro Paulo Figueiredo com uma frase direta: “Fico feliz que você se sinta seguro como jornalista nos Estados Unidos. Estou tentando me sentir seguro como político nos EUA”.
A fala veio após Figueiredo afirmar que se sente mais livre nos EUA do que no Brasil, onde é alvo de perseguição desde 2019 e teve prisão preventiva decretada pela Justiça.
Ele classificou o Brasil como uma “ditadura” e chamou Alexandre de Moraes de “tirano”.
McGovern ainda lembrou que “um senador foi levado ao chão e algemado” e que “políticos foram assassinados”, citando o caso do senador Alex Padilla e o assassinato de Melissa Hortman, presidente da Câmara de Minnesota.
Paulo pediu ao Congresso dos EUA que aplique sanções a Moraes com base na Lei Magnitsky. A audiência foi promovida pela Comissão de Direitos Humanos do Congresso americano, onde Figueiredo foi ouvido como testemunha por ser um dos 34 denunciados no inquérito da PGR que investiga tentativa de golpe de Estado.