Na tentativa de resistir ao afastamento do comando do Congresso Nacional, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) continua como presidente do Senado e chegou pouco antes da 15h para compromisso oficial na Casa. Enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) julga o afastamento do cargo de presidente, ele recebe centrais sindicais para discutir questões trabalhistas e previdenciárias na sala de audiências da Presidência do Senado. Renan abriu a reunião para imagens e foi fotografado, ao lado do senador Paulo Paim (PT-RS), que intermediou o encontro.
Renan chegou ao Senado e se dirigiu diretamente para a sala da Presidência. Em seguida, Paim conduziu os convidados da central sindical para a mesma sala. Não havia informação, entretanto, de que Renan receberia os sindicalistas. O compromisso não foi anunciado em sua na agenda pública, que após a decisão de afastamento, não havia sido mais divulgada.
De acordo com informações de fontes, Renan teria sido orientado por assessores a não comparecer ao Senado antes da decisão final do julgamento. Entretanto, ele não deu ouvidos ao conselho.
Foto: Marcelo Camargo/Agencia Brasil